Enfim chegou meu dia!
Sou Grastroplastizada.
Fiz Sleeve dia 03/01/2014

Oficina do Gif

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Apoio para a cirurgia



Na semana passada, conversando com um grupo preparatório para a cirurgia surgiu o tema que trago para este primeiro artigo: o apoio recebido pelo paciente para a cirurgia, ou a falta deste.
Esse é um tema delicado, que desperta muitos sentimentos nos pacientes: tristeza, desapontamento, inconformismo ou alegria, segurança, conforto. E que, por vezes, se torna um tema recorrente.
Muitas pessoas ainda são contra a cirurgia, criticam quem pretende se submeter a ela, e por vezes nossos pacientes ouvem a frase: “Você vai fazer a cirurgia? Você é louco?”
O primeiro ponto que talvez seja importante pensar é o grau de importância daquela pessoa na sua vida, o grau de conhecimento que ela tem sobre a cirurgia e a obesidade e estar consciente de suas motivações próprias para buscar esse procedimento.
Muitos dos que criticam a cirurgia provavelmente são leigos no assunto, desconhecem os malefícios da obesidade, apresentam falas preconceituosas, tanto com a cirurgia como pela própria obesidade. São os que acreditam que a pessoa só não emagrece por “falta de vontade, esforço”, que vêem a cirurgia como a opção mais fácil a seguir ou com a mera função de estética. Obesidade mórbida é uma doença que pode acarretar em outros problemas graves de saúde e ela não está vinculada simplesmente com o fato de a pessoa querer ou não fazer mudanças alimentares. 
Mas para além da obesidade mórbida como doença (que dá assunto para um outro artigo), voltemos à questão do apoio.
Todos sabemos o quanto é importante receber incentivo numa decisão tomada, ouvir palavras amistosas e motivadoras, principalmente quando falamos numa cirurgia que irá trazer grandes mudanças nos hábitos, estilo de vida. No entanto, não é sempre desse modo que as coisas acontecem. E, falando das pessoas significativas (aquelas das quais receber o apoio é fundamental para o paciente), não há como desligar o fator medo. Medo do processo cirúrgico, de possíveis riscos e complicações, medo do pós-operatório, das restrições alimentares, de que não consiga dar conta das mudanças necessárias. É o momento em que essas pessoas se perguntam e, por conseguinte questionam o paciente se ele realmente precisa da cirurgia.
            Trabalho muito com meus pacientes a questão do auto-apoio, de fazer a cirurgia por si, estar consciente de suas necessidades, das suas buscas e desejos, entrar em contato com seus próprios medos.
            O auto-apoio é fundamental, mas considerando que somos seres em relação, também é importante ter pessoas ao redor que compreendam e respeitem esta opção, desta forma, incentivo que os pacientes dialoguem com as pessoas que consideram significativas, próximas, que eles julgam serem importantes nesse momento. Verbalizar suas necessidades, dores físicas e psíquicas trazidas pelo excesso de peso e as conseqüentes limitações aproxima o outro de si, possibilita que ele partilhe de suas sensações e sofrimento. O que precisa estar sempre em foco é que emagrecer não é simplesmente estética, mas principalmente a busca de saúde, qualidade de vida e de bem estar.
Analis Santos - Psicóloga

2 comentários:

  1. O pós operatório vai ter momentos difíceis? ah isso com certeza vai...mas esse momentos passam e voce nao vai se arrepender de fazer a cirurgia principalmente quando se olhar no espelho 1 mes depois, 2 meses depois....
    Agora me diz uma coisa, vc tem alguma comorbidade? o seu medico nao falou que teria que ter pra fazer a cirurgia?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, desculpe só responder agora, é q só agora q vi.
      Então tenho hipertensão e estava pré- diabética, qdo iniciei o processo da cirurgia eu estava com imc acima de 40.
      Só depois que inciei e perdi peso q baixou pra 35,5.
      Mas realmente se tiver o imc de 35 a 40 tem q ser acompanhado de comorbidades, ou acima de 40 que já não precisa estar.
      bjus

      Excluir

Obrigada pela Visita, seu comentário me deixa feliz!
Volte Sempre!!!