Enfim chegou meu dia!
Sou Grastroplastizada.
Fiz Sleeve dia 03/01/2014

Oficina do Gif

sábado, 29 de junho de 2013

CUIDADO! Reganho de peso após a cirurgia bariátrica

Em uma palestra realizada no Hospital Brasília (Brasília-DF) pela nutricionista Dra. Silvia Leite Faria do dia 20/11/2012, foi abordado um tema de grande polêmica que é o “Reganho de peso após a cirurgia bariátrica”.  Normalmente, essa é uma preocupação que deveria ser “despertada” depois de 6 meses a 1 ano após a cirurgia, entretanto, é uma preocupação existente desde o 1° mês. O que é um absurdo, pois é algo IMPOSSÍVEL nesse período.

Após a cirurgia bariátrica a anatomia do seu estômago não vai voltar a ser exatamente o que era antes, isso é fato, entretanto a pessoa pode voltar a engordar sim. É completamente normal, subir na balança e ver 2kg a mais, afinal de contas, as mulheres tem o período menstrual, e pode ocorrer diferenças também devido o acúmulo de fezes (muito tempo sem evacuar), etc. Só se torna um nível preocupante, quando subimos na balança e engordamos 5kg, 7kg, etc. O aconselhável é se pesar mensalmente, somente dessa maneira será possível ver uma notável diferença no peso.

  O que pode causar o reganho de peso?

 
- Beliscos: Normalmente uma pessoa que belisca, tende a engordar novamente, pois normalmente esses beliscos são carboidratos, alimentos calóricos, como biscoitos, salgadinhos, doces, etc. O aconselhável é a pessoa colocar na cabeça agora e para sempre, que o correto é se alimentar de 3 em 3 horas. Nesses intervalos, devemos beber água.

 
- Comer e Beber: Quando nós comemos e bebemos ao mesmo tempo, além de facilitar o alimento a descer mais rápido, faz com que nossa sensação de saciedade demore de aparecer, e faz com que agente coma mais e mais. Quando ingerimos o líquido, ele expande a bolsa gástrica, dando mais espaço para os alimentos sólidos e isso é prejudicial principalmente para as pessoas que ainda insistem em ingerir bebidas gaseificadas.


  - Carboidrato: Existem pessoas que se negam a comer carboidrato, e essa é a maior besteira que podemos fazer. Uma vez que não ingerimos carboidratos, o organismo utiliza outras fontes de energia, roubando da massa magra, o que não pode acontecer. Temos que ingerir carboidrato responsavelmente, no café da manhã, no almoço, na janta, antes e depois das atividades físicas. São os carboidratos que te fornece energia para o corpo e não podem ser ignorados. Mais como foi dito, com responsabilidade. Tem pessoas que tem medo de comer, medo de sentir dor, de entalar, e prefere comer os carboidratos, porque ele desse facilmente, e o carboidrato em grande quantidade faz a pessoa engordar. Prefira, carboidratos saudáveis: Arroz e pão integral, frutas, batata doce, batata comum, mandioca, inhame, macarrão integral. 
- Proteína e Fibra:
 Para emagrecer é “simples”. Nosso gasto calórico tem que ser maior que o consumo. E esse é um dos motivos que temos que praticar atividades físicas com frequência, entretanto, concluíram que ao ingerir alimentos ricos em proteínas e fibras, nosso organismo utiliza bastante energia pra fazer a digestão desses alimentos, dessa maneira, comemos e emagrecemos. Então, se antes de nós irmos a academia, por exemplo, fazendo uma refeição com uma boa quantidade de proteína + fibra + carboidrato ... o resultado será incrivelmente satisfatório. 
- Mantenha a disciplina:
 Após a cirurgia bariátrica (bypass gástrico=capella), o estômago fica do tamanho de um ovo de galinha literalmente, só que no pós-operatório imediato ele ainda é muito menor que isso, porque está inchado, grampeado, costurado, então um pequeno golinho de 20 ml de isotônico já nos deixa saciado, e ao passar do tempo, com a cicatrização, ele vai aumentando normalmente e vai cabendo mais alimento. Quando voltamos a comer sólidos ficamos saciados facilmente, só que quando o tempo passa, vamos percebendo que cabe mais e mais, só que na verdade, não foi seu estômago que dilatou, e sim, a sua habilidade para comer que já foi aprimorada. Após a cirurgia, nós somos um bebê com um novo estômago, e ainda vamos aprender a comer, e com o tempo nos acostumamos a comer corretamente, pegamos a habilidade de comer, e é aí que mora o perigo, pois comemos mais que devíamos devida essa nova habilidade. Então, cabe a cada um de nós nos policiarmos quanto à quantidade e velocidade de ingestão. 
- Bebidas alcoólicas:
 Elas são um veneno para nós, principalmente a cerveja que é carboidrato líquido. Uma lata de cerveja equivale a 3 pães grandes. E as bebidas alcoólicas em geral, criam um efeito bloqueador no emagrecimento. A mensagem que o álcool manda para nosso organismo é: "Pare de queimar calorias agora".

 
- Mastigação:
 Pode-se dizer que influencia no reganho sim. Após a cirurgia, nós ficamos com pouquíssimo suco gástrico, principalmente quem fez bypass gástrico, pois só ficamos com 5% do ácido gástrico, e o restante fica no estômago excluído, dessa maneira, temos que mastigar, mastigar e mastigar para que o alimento já desça pré-digerido. Até costumamos brincar: “O estômago não tem dentes, então mastigue”. Quanto mais mastigamos, mais rápido ficamos saciados, pense nisso.




13 comentários:

  1. Oi Lis, esse é o meu maior medo, voltar a engordar... sei que só tem 20 dias que operei, mas já me preocupo com isso, acho que pesar mensalmente é pouco pra se controlar....pretendo pesar semanalmente, ai vejo como estou indo...mas deve ser horrivel o reganho de peso, não quero nem imaginar!
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia tbem tenho este medo, 1° medo de não emagrecer, depois medo de voltar a engordar, pq spu tão facil engordar... o jeito é vigiar sempre.

      Excluir
  2. Show de bola.
    Temos que entender que a cirurgia é uma ajuda e não é determinante para o emagrecimento.
    Temos que ter uma boa reeducação alimentar.
    Bjux

    http://gastroplastiaonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho 11 mese de operada perdi 30 kg e nao consigo perder, sinto muita fome, e nao estou conseguindo me controlar com a ansiedade ja engordei 5 kgs em tres meses to ficando paranoica ja, em voltar aoo meu peso de 107kgs

    ResponderExcluir
  4. Olá, tenho 11 mese de operada perdi 30 kg e nao consigo perder, sinto muita fome, e nao estou conseguindo me controlar com a ansiedade ja engordei 5 kgs em tres meses to ficando paranoica ja, em voltar aoo meu peso de 107kgs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina,olha acho que seria interessante você passar por um psicólogo,esse profissional poderá te ajudar,procure tbém fazer alguma atividade que te dar prazer,bjss espero ter ajudado em alguma coisa

      Excluir
    2. OLA CAROL TB TENHO 11 MESES DE OPERADA EMAGRECI 30KG E AGORA PAREI DE EMAGRECER E TO ENGORDANDO JÁ ENGORDEI 4KG TÔ DESESPERADA !!!

      Excluir
  5. tenho 8 anos que fiz a cirurgia. fumava e bebia muito. tem 2 anos q parei de beber e 1 ano q parei de fumar. resultado 20 kg a mais

    ResponderExcluir
  6. Tenho 7 anos de operada e foram 60 kg eliminados e infelizmente tive um Reganho de Peso de 13 kg. Gostaria de convidar a todos para participar deste grupo que fala sobre este novo procedimento "Plasma de Argônio".
    https://www.facebook.com/groups/477324705713562/
    https://www.facebook.com/argoniobesidade?ref=hl
    https://www.facebook.com/groups/184599885074820/
    Com a primeira aplicação - 10 kg, e a segunda semana pós segunda aplicação - 3 kg!!!

    ResponderExcluir
  7. olá meu nome é joana e fiz a cirurgia bariatrica em 2004 e voltei a engordar estou me sentindo pesima e sem animo pra nada, o que faço?

    ResponderExcluir
  8. Foi a pior coisa que fiz cirurgia bariátrica eh enganação ! Vivo com gases vivo entediada já engordei 10 kg faço exercício! E depois de 2 anos
    Consigo
    Comer um big Mac inteiro !!!!!

    ResponderExcluir
  9. faz 1 ano e 65 meses que fiz a sleeve gastrico e engordei 12 kg aff é normal?
    sinto fome e muita vontade de comer toda hora

    ResponderExcluir

Obrigada pela Visita, seu comentário me deixa feliz!
Volte Sempre!!!