Enfim chegou meu dia!
Sou Grastroplastizada.
Fiz Sleeve dia 03/01/2014

Oficina do Gif

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Vômitos após a cirurgia bariátrica, quais são os motivos?




Os vômitos no pós-operatório da cirurgia bariátrica (gastroplastia) não são muito comuns. Além disso, no primeiro mês de cirurgia de redução de estômago o paciente se alimenta apenas com líquidos, e em pequena quantidade, o que tornam os vômitos ainda menos possíveis.
O vômito também pode acontecer, quando o paciente ingere alimentos com muita rapidez, não segue a dieta apropriada, mastiga mal, ingere líquidos durante as refeições ou quando a quantidade de alimento ultrapassa o limite que cabe no novo estômago. Eles podem acontecer em fases distintas:

- Até um mês após a cirurgia de redução do estômago: se ocorrer vômitos nas primeiras semanas da cirurgia bariátrica é de extrema importância que o médico (cirurgião bariátrico) seja avisado pois, pode machucar a anastomose (costura) do estômago com o intestino, causando um edema (inchaço) e a passagem ficar mais estreita.
Caso ocorram estenoses da anastomose, podem ser necessárias endoscopias para realização de dilatações. Em outras palavras, a estenose é um estreitamento e a anastomose é uma parte da operação cirúrgica que promove a junção de duas partes do tubo digestivo, no caso, do estômago com o intestino.
Esse tipo de procedimento não tem nenhum perigo atualmente e os resultados são perduráveis, mesmo com apenas uma sessão. Alguns pacientes têm a necessidade de realizar mais de uma sessão com intervalos que podem variar.

- Dois meses após a cirurgia da obesidade: é a fase em que a ingestão de alimentos sólidos já pode ser efetuada. O paciente deve ficar atento com a mastigação e que tipo de alimento ingerir. Comer sempre devagar e o que o nutricionista orientou. Se vômitos vierem a acontecer, a regressão para a dieta da segunda semana deve ser feita para que não cause edema.

Para quem realizou a cirurgia Bypass em Y de Roux ou Fobi Capella com anel gástrico, os vômitos podem ser mais frequentes. Se houver o deslocamento do anel e o mesmo ficar torto no estômago, favorece ainda mais a provocação do vômito. Nesse caso, é necessária a realização de exames, pois se for comprovado esse deslocamento, ele deve ser retirado por cirurgia laparoscópica.
Em todo caso, é muito importante procurar o cirurgião bariátrico e um nutricionista em caso de algum sintoma fora do comum, ou mesmo se os vômitos se tornarem constantes. O acompanhamento do profissional na fase recuperação pós-cirurgia é imprescindível.
Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela Visita, seu comentário me deixa feliz!
Volte Sempre!!!