Enfim chegou meu dia!
Sou Grastroplastizada.
Fiz Sleeve dia 03/01/2014

Oficina do Gif

domingo, 12 de maio de 2013

A importância do tratamento psicológico na cirurgia bariátrica


A importância do tratamento psicológico na cirurgia bariátrica é de fundamental importância, pois aobesidade é uma doença difícil de tratar que envolve vários fatores como: hormonais, sociais e até psicológicos, e para que o paciente não sofra nenhum dano emocional é imprescindível que ele receba um acompanhamento psicológico.
Não há como prever como a obesidade interfere na vida de cada um. Há pessoas que não tem a autoestima abalada por estarem acima do peso, outras se sentem depressivas. As reações são as mais diversas dependendo de cada pessoa, mas imagine como uma pessoa pode reagir perdendo em um curto espaço de tempo uma média de 20 quilos?
Com certeza seria necessário um período de adaptação, para que tanto o corpo como a mente acostume-se com tantas mudanças. A maioria destas pessoas passou a vida inteira sentindo-se inseguras, insatisfeitas com vida, acostumados com uma alimentação farta e sendo julgadas até mesmo por membros da própria família.
E com a perda de peso de forma acelerada, muitas vezes o paciente não percebe imediatamente, as mudanças que seu corpo vem sofrendo podendo surgir nesta fase, os problemas psicológicos. A pessoa muda também completamente os seus hábitos alimentares e o psicólogo irá auxiliar neste processo fazendo com que o paciente entenda e saiba lidar com a nova rotina e as mudanças repentinas em seu corpo.
Por todos esses motivos ditos acima e vários outros que não foram citados é de fundamental importância a presença de um equipe multidisciplinar, pois além de evitar complicações,você conseguirá se adaptar as mudanças tão repentinas que seu corpo e sua mente passará.

2 comentários:

  1. Pois é assim mesmo, o excesso de peso nos rouba tanta felicidade que nem somos capazes de lidar com isso quando temos a chance de poder viver tudo de novo.
    Continuamos na luta...
    bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vdd Mayra, por isso é tão importante esse apoio psicologico, pra sabermos lidar com esta nova fase, as vezes nem sabemos lidar com um elogio.
      Bjusss

      Excluir

Obrigada pela Visita, seu comentário me deixa feliz!
Volte Sempre!!!